Jurisprudência em Teses (STJ)
Jurisprudência em Teses: edição 175, tese 12
Superior Tribunal de Justiça · Icms — Imposto Sobre Circulação de Mercadorias, Bens e Serviços — II
Vigente
Direito Tributário
Tese
Não constitui fato gerador do ICMS o simples deslocamento de mercadoria de um para outro estabelecimento do mesmo contribuinte. (Tese julgada sob o rito do art. 543-C do CPC/1973 - TEMA 259)
Dados
- Tribunal
- Superior Tribunal de Justiça
- Referência
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 12
- Órgão julgador
- SEGUNDA TURMA
- Relator
- Ministra ASSUSETE MAGALHÃES,
- Publicação
- 27 de agosto de 2021
- Situação
- Vigente
Aparece nos temas
Outras teses da edição 175
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 1 Vigente A superveniência da Lei Complementar n. 160/2017, que promoveu alteração no art. 30 da Lei n. 12.973/2014 e passou a enquadrar o incentivo fiscal estadual como subvenção para investimento, não tem o condão de alterar o entendimento de que a tributação federal do crédito presumido de ICMS representa… 27/08/2021
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 2 Vigente O arrendamento mercantil, contratado pela indústria aeronáutica de grande porte para viabilizar o uso, pelas companhias de navegação aérea, de aeronaves por ela construídas, não constitui operação relativa à circulação de mercadoria sujeita à incidência do ICMS. (Tese julgada sob o rito do art. 543-… 27/08/2021
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 3 Vigente As empresas de construção civil não estão obrigadas a pagar ICMS sobre mercadorias adquiridas como insumos em operações interestaduais (Tese julgada sob o rito do art. 543-C do CPC/73 - TEMA 261) 27/08/2021
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 4 Vigente As atividades de panificação e de congelamento de produtos perecíveis realizadas por supermercados não configuram processo de industrialização de alimentos, razão pela qual não existe direito ao crédito do ICMS recolhido em relação à energia elétrica consumida na realização de tais atividades. 27/08/2021
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 5 Vigente O ICMS incide sobre o fornecimento de alimentação e bebidas em bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, cuja base de cálculo compreende o valor total das operações realizadas, inclusive aquelas correspondentes à prestação de serviço. (Tese julgada sob o rito do art. 543-C do CPC/73 - TEMA 278) 27/08/2021
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 6 Vigente Não incide ICMS sobre a prestação de serviços conexos ao de comunicação por meio da telefonia móvel por assumirem o caráter de atividade meio e não constituírem efetivamente serviço de comunicação (transmissão de informação de qualquer natureza), este sim, passível de incidência de ICMS. 27/08/2021
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 7 Vigente No regime de substituição tributária, as mercadorias dadas em bonificação e os descontos incondicionais integram a base de cálculo do ICMS. 27/08/2021
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 8 Vigente O ICMS incide sobre o valor da venda a prazo constante da nota fiscal. (Súmula n. 395/STJ) 27/08/2021
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 9 Vigente Incide ICMS sobre o valor total da operação (preço de venda à vista, acrescido do valor referente ao parcelamento), quando a venda a prazo for realizada sem a intermediação de instituição financeira. 27/08/2021
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 10 Vigente É lícito ao comerciante de boa-fé aproveitar os créditos de ICMS decorrentes de nota fiscal posteriormente declarada inidônea, quando demonstrada a veracidade da compra e venda. (Súmula n. 509/STJ) (Tese julgada sob o rito do art. 543-C do CPC/1973 - TEMA 272) 27/08/2021
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 11 Vigente Sob a égide do Convênio ICMS n. 66/88 (antes, portanto, da entrada em vigor da Lei Complementar n. 87/96) não havia direito do contribuinte ao crédito de ICMS recolhido quando pago em razão de operações de consumo de energia elétrica. (Tese julgada sob o rito do art. 543-C do CPC/1973 - TEMA 170) 27/08/2021
- STJ · Jurisprudência em Teses, ed. 175, tese 13 Vigente Ainda que, em tese, o deslocamento de bens do ativo imobilizado e de material de uso e consumo entre estabelecimentos de uma mesma instituição financeira não configure hipótese de incidência do ICMS, compete ao Fisco Estadual averiguar a veracidade da aludida operação, sobressaindo a razoabilidade e… 27/08/2021
Conteúdo oficial dos tribunais, reproduzido sem comentários. Antes de usar em peça ou prova, confira sempre a fonte oficial e a data de atualização.